Economia e Urbanismo: um encontro necessário
As cidades brasileiras precisam de um alinhamento maior entre o planejamento urbano e o estudo das relações econômicas.
Confira nossa conversa com Frederico Poley sobre o déficit habitacional no Brasil e a Fundação João Pinheiro.
13 de setembro de 2024Para conversar sobre o que é o déficit habitacional e o trabalho da Fundação João Pinheiro, recebemos o pesquisador Frederico Poley.
Nascido em Belo Horizonte, Fred é Doutor em Demografia pelo CEDEPLAR (Centro de Desenvolvimento e Planejamento Regional da Faculdade de Ciências Econômicas) da UFMG e mestre em Planejamento Urbano pela UnB. Também fez pós-doutorado em políticas públicas junto à Universidade de Sheffield, no Reino Unido. É professor da UFMG e pesquisador da Fundação João Pinheiro onde, atualmente, coordena os estudos sobre Déficit Habitacional no Brasil.

Disponível também em:
Quer participar ao vivo das gravações do podcast? Seja nosso apoiador premium.
FJP Explica: Déficit Habitacional do Brasil e das 5 Regiões
Déficit Habitacional no Brasil – Fundação João Pinheiro
“Brasil registra déficit habitacional de 6 milhões de domicílios”
“Brasil precisa de quase R$ 2 tri até 2033 para acabar com déficit habitacional, diz estudo”
“Minha Casa Minha Vida não reduziu déficit habitacional, afirma estudo”
“Em 10 anos, ‘Minha Casa, Vida Vida’ impacta déficit e promove desenvolvimento social”
“Déficit habitacional – Brasil precisa de quase 8 milhões de moradias”
Somos um projeto sem fins lucrativos com o objetivo de trazer o debate qualificado sobre urbanismo e cidades para um público abrangente. Assim, acreditamos que todo conteúdo que produzimos deve ser gratuito e acessível para todos.
Em um momento de crise para publicações que priorizam a qualidade da informação, contamos com a sua ajuda para continuar produzindo conteúdos independentes, livres de vieses políticos ou interesses comerciais.
Gosta do nosso trabalho? Seja um apoiador do Caos Planejado e nos ajude a levar este debate a um número ainda maior de pessoas e a promover cidades mais acessíveis, humanas, diversas e dinâmicas.
Quero apoiarAs cidades brasileiras precisam de um alinhamento maior entre o planejamento urbano e o estudo das relações econômicas.
Mapas digitais oficiais podem transformar o planejamento urbano no Brasil, ampliando a segurança jurídica e integrando informações.
Quando a oferta aumenta mais que a demanda; quando há adensamento; e quando ocorre um processo de filtragem.
Confira nossa conversa com Kátia Mello e Andressa Capriglione sobre o Moradia Primeiro, uma estratégia de transformação social para lidar com a população em situação de rua.
Promoções e praticidade do comércio eletrônico podem esconder impactos negativos da modalidade para a vida urbana das grandes cidades.
Segundo pesquisa, a sinalização voltada a motociclistas não pode ser considerada a causa principal para a queda no número de acidentes na capital paulista.
O crescimento urbano do Rio de Janeiro proporcionou encontros, produtividade e novas ideias.
Quer saber se uma cidade está prosperando? Comece com uma ida ao banheiro.
Confira nossa conversa com o professor André Dias e a fundadora do projeto Mãos Invisíveis, Vanessa Lima, sobre os desafios para lidar com as pessoas em situação de rua no Brasil.
COMENTÁRIOS