Anti-cidades digitais?
Promoções e praticidade do comércio eletrônico podem esconder impactos negativos da modalidade para a vida urbana das grandes cidades.
Confira nossa conversa com Ricky Ribeiro e Marcos de Souza sobre o Mobilize Brasil, o primeiro portal brasileiro de conteúdo exclusivo sobre mobilidade urbana sustentável.
14 de agosto de 2024Para conversar sobre o portal Mobilize Brasil e a mobilidade sustentável, recebemos Ricky Ribeiro e Marcos de Souza.
Ricky nasceu em São Paulo e é graduado em Administração Pública pela Fundação Getúlio Vargas (FGV-EAESP), com mestrado em Sustentabilidade pela Universidade Politécnica da Catalunha (UPC) e MBA Executivo pela Universidade de Barcelona (UB). É fundador da OSCIP Associação Abaporu e do portal Mobilize Brasil – Mobilidade Urbana Sustentável, além de ser membro da equipe de Responsabilidade Corporativa da Ernst & Young (EY). É coautor do livro “Movido pela Mente”, professor de Mobilidade Urbana Sustentável no curso Smart City Expert, do iCities, e vencedor de inúmeros prêmios na área de empreendedorismo e transformação social. Em 2008, a esclerose lateral amiotrófica (ELA), uma doença neurológica degenerativa, lhe tirou todos os movimentos, sem afetar a sua mente. Hoje ele trabalha e se comunica por meio de um leitor óptico que interpreta os movimentos da pupila.
Também de São Paulo, Marcos é jornalista formado pela USP, tendo atuado na Folha de São Paulo, Jornal da Tarde, revistas Arquitetura e Urbanismo, Projeto, Téchne e Problemas Brasileiros. Editou vários livros na área de arquitetura, engenharia, paisagismo e outros temas do ambiente construído. Desde 2011 atua como editor e palestrante pelo Mobilize Brasil.

Disponível também em:
Quer participar ao vivo das gravações do podcast? Seja nosso apoiador premium.
Ricky Ribeiro: De um duro diagnóstico, nasceu uma grande iniciativa
Somos um projeto sem fins lucrativos com o objetivo de trazer o debate qualificado sobre urbanismo e cidades para um público abrangente. Assim, acreditamos que todo conteúdo que produzimos deve ser gratuito e acessível para todos.
Em um momento de crise para publicações que priorizam a qualidade da informação, contamos com a sua ajuda para continuar produzindo conteúdos independentes, livres de vieses políticos ou interesses comerciais.
Gosta do nosso trabalho? Seja um apoiador do Caos Planejado e nos ajude a levar este debate a um número ainda maior de pessoas e a promover cidades mais acessíveis, humanas, diversas e dinâmicas.
Quero apoiarPromoções e praticidade do comércio eletrônico podem esconder impactos negativos da modalidade para a vida urbana das grandes cidades.
Segundo pesquisa, a sinalização voltada a motociclistas não pode ser considerada a causa principal para a queda no número de acidentes na capital paulista.
O crescimento urbano do Rio de Janeiro proporcionou encontros, produtividade e novas ideias.
Quer saber se uma cidade está prosperando? Comece com uma ida ao banheiro.
Confira nossa conversa com o professor André Dias e a fundadora do projeto Mãos Invisíveis, Vanessa Lima, sobre os desafios para lidar com as pessoas em situação de rua no Brasil.
O controle que as organizações criminosas exercem sobre territórios informais no Brasil está ligado à configuração desses espaços e ao planejamento urbano.
O gradil foi instalado sem qualquer consulta pública, sem projeto técnico e interfere radicalmente no acesso e na visibilidade do local. Cercar é a representação máxima de uma visão de cidade excludente.
Com densidade e mistura de usos, Senáḵw é um empreendimento que pretende beneficiar povos nativos e ampliar o acesso à moradia com um modelo de financiamento que oferece lições importantes para as cidades.
Quando nossas intuições básicas e crenças populares sobre o mercado imobiliário estão equivocadas, não é possível encontrar soluções concretas.
COMENTÁRIOS