Por que devemos abraçar as bicicletas elétricas
Para além dos preconceitos, a ampliação do uso das bicicletas elétricas pode ser, sim, uma ótima oportunidade para as cidades.
Neste episódio conversamos sobre Natal, uma das mais antigas cidades brasileiras. Com muitas belezas naturais e uma economia em declínio, hoje a capital potiguar discute a revisão de seu Plano Diretor tentando conciliar a sua vocação turística ao desenvolvimento urbano.
2 de setembro de 2020Para conversarmos sobre essas questões, recebemos os natalenses Sophia Motta e Arthur Dutra.
Sophia é arquiteta e urbanista, fez mestrado em Arquitetura e Urbanismo e especialização em Gestão de Projetos na UFRN, e hoje também é professora substituta do curso de Arquitetura e Urbanismo na UFRN. Está à frente do escritório PYPA Urbanismo & Desenvolvimento Imobiliário e é membro da diretoria do IAB-RN.
Arthur é advogado formado pela UFRN. Foi Assessor jurídico na Assembleia Legislativa do RN. Foi Vice-presidente da Comissão Especial da OAB/RN para revisão do Plano Diretor de Natal e Conselheiro do Conselho Municipal de Planejamento Urbano e Meio Ambiente.
Disponível também em Apple Podcasts, Breaker, Castbox, Google Podcasts, Pocket Cast ou RadioPublic.
Para fazer o download do episódio, clique aqui.
Artigo: Patrimônio perverso: como Ouro Preto segrega sua cidade real
Abaixo-assinado: #SALVENATAL: por um Plano Diretor melhor para nossa cidade
Artigo: Liberdade, moradia e ousadia para recuperar o Centro de Natal
Matéria: Mais de 10% da população de Natal vive em favelas, diz IBGE
Artigo: Natal e a proteção da paisagem costeira através do planejamento urbano
Somos um projeto sem fins lucrativos com o objetivo de trazer o debate qualificado sobre urbanismo e cidades para um público abrangente. Assim, acreditamos que todo conteúdo que produzimos deve ser gratuito e acessível para todos.
Em um momento de crise para publicações que priorizam a qualidade da informação, contamos com a sua ajuda para continuar produzindo conteúdos independentes, livres de vieses políticos ou interesses comerciais.
Gosta do nosso trabalho? Seja um apoiador do Caos Planejado e nos ajude a levar este debate a um número ainda maior de pessoas e a promover cidades mais acessíveis, humanas, diversas e dinâmicas.
Quero apoiarPara além dos preconceitos, a ampliação do uso das bicicletas elétricas pode ser, sim, uma ótima oportunidade para as cidades.
As compras online já fazem parte do cotidiano de muitos brasileiros. Porém, nas favelas as entregas têm limitações importantes. Para resolver esse problema, foi criada a Favela Xpress.
Confira nossa conversa com Raquel Rolnik sobre o planejamento urbano excludente e o caos das cidades brasileiras.
Copenhagen se tornou uma referência mundial ao abraçar um conjunto de princípios e estratégias para sair de uma crise. Essas soluções podem inspirar outras cidades pelo mundo.
Conhecida como “a cidade mais feliz do mundo”, a capital da Dinamarca é uma referência em qualidade de vida urbana. Mas nem sempre foi assim.
Entenda a história da persistente crise de acessibilidade habitacional em Nova York e as possíveis soluções para o problema.
O programa de Ruas para Crianças tem transformado a realidade do bairro do Jordão, em Recife, melhorando ruas e criando espaços públicos.
Se os condutores jovens são os que mais causam acidentes e os mais aptos a usar outros tipos de transporte, quais poderiam ser os efeitos de um aumento da idade mínima para dirigir?
Entenda quais são as soluções de planejamento, governança, parcerias e implementação técnica de projetos que fazem da Holanda uma referência em adaptação climática.
COMENTÁRIOS