Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em
nosso site e personalizar o conteúdo. Saiba mais em Política de
privacidade e conduta.
Neste episódio, exploramos a concessão de parques, recebendo os especialistas Luciana Pitombo e Vitor Meira França. Os convidados discutiram a diferença entre adoção e concessão de espaços, a necessidade de receitas comerciais em parques concessionados, além de aprofundar o debate sobre a responsabilidade da gestão pública em manter espaços verdes.
Luciana Pitombo
Nascida em São Paulo, Luciana é Arquiteta Urbanista formada pela Escola da Cidade e Especialista em Gestão de Projetos pela FGV. Também é sócia fundadora do Estúdio Plantar Ideias, onde liderou e desenvolveu projetos de grande relevância para a construção dos espaços livre e de uso público, como a concessão do Parque Ibirapuera (São Paulo), Concessão do Parque Nacional da Tijuca (Rio de Janeiro), Plano de Cidades Inteligentes de Salvador, entre outros grandes equipamentos e intervenções urbanas.
Vitor Meira França
De Osasco, Vitor é economista formado pela FEA-USP, com mestrado em economia pela FGV-SP. Atuou na elaboração de pesquisas e estudos econômicos em consultorias, empresas do setor financeiro e associações empresariais, além de ter sido professor de economia. É diretor na Secretaria de Finanças da Prefeitura Municipal de Osasco. Publicou artigos no Caos Planejado abordando questões relacionadas à oferta e à gestão de espaços públicos pelo setor privado.
Sua ajuda é importante para nossas cidades. Seja um apoiador do Caos Planejado.
Somos um projeto sem fins lucrativos com o objetivo de trazer o debate qualificado sobre
urbanismo e cidades para um público abrangente. Assim, acreditamos que todo conteúdo que
produzimos deve ser gratuito e acessível para todos.
Em um momento de crise para publicações que priorizam a qualidade da informação, contamos com
a sua ajuda para continuar produzindo conteúdos independentes, livres de vieses políticos ou
interesses comerciais.
Gosta do nosso trabalho? Seja um apoiador do Caos Planejado e nos ajude a levar este debate a
um número ainda maior de pessoas e a promover cidades mais acessíveis, humanas, diversas e
dinâmicas.
Confira os principais aprendizados da nossa Missão Urbanística, viagem de estudos urbanos do Caos Planejado para Curitiba. No primeiro dia, conhecemos o projeto Bio Favela e visitamos algumas comunidades da cidade.
O holandês Aldo van Eyck levantou mais de 700 parques infantis enquanto esteve na gestão pública de Amsterdã. As intervenções eram simples e completamente integradas ao entorno.
Helsinque, capital da Finlândia, recentemente alcançou um feito inédito: passar um ano inteiro sem registrar nenhuma morte no trânsito. O que podemos aprender com isso no Brasil?
COMENTÁRIOS