A Faixa Azul tem relação com a redução de sinistros em São Paulo?
Segundo pesquisa, a sinalização voltada a motociclistas não pode ser considerada a causa principal para a queda no número de acidentes na capital paulista.
Confira nossa conversa com Germano Bremm e André Machado sobre o ano após a maior enchente da história de Porto Alegre.
28 de maio de 2025Para conversar sobre a enchente de 2024 em Porto Alegre e as ações realizadas até agora para a reconstrução e mitigação de novos eventos, recebemos Germano Bremm, Secretário Municipal do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade, e André Machado, diretor-geral do Departamento Municipal de Habitação da capital gaúcha.
Da pequena cidade de São Pedro do Butiá, no Rio Grande do Sul, Germano é hoje Secretário Municipal do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade e presidente dos Conselhos Municipais do Meio Ambiente e do Plano Diretor de Porto Alegre. Também é coordenador-geral do Escritório de Reconstrução e Adaptação Climática de Porto Alegre. É formado em Direito e pós-graduado em Direito Ambiental, Direito Público e Direito Imobiliário.
Nascido em Porto Alegre, André é diretor-geral do Departamento Municipal de Habitação da capital e suplente de vereador. Jornalista de formação, passou pelas rádios Gaúcha, Bandeirantes, Band News e Mix. Trabalhou ainda na Band TV e TVCom, além de assinar uma coluna no Metro Jornal. Foi também superintendente de Comunicação e Cultura da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul no ano de 2020 e professor do curso de Jornalismo da Unisinos.

Disponível também em:
Quer participar ao vivo das gravações do podcast e fazer perguntas para os convidados? Faça parte da nossa comunidade de apoiadores.
Reportagem: Porto Alegre vai iniciar construção de 2,2 mil moradias populares em 2025
Portal de Monitoramento da Plataforma de Reconstrução e Adaptação Climática de Porto Alegre
Reportagem: Famílias da Nova Brasília, em Porto Alegre, têm até segunda-feira para deixar imóveis
Programa Morar Melhor – Prefeitura de Porto Alegre
Somos um projeto sem fins lucrativos com o objetivo de trazer o debate qualificado sobre urbanismo e cidades para um público abrangente. Assim, acreditamos que todo conteúdo que produzimos deve ser gratuito e acessível para todos.
Em um momento de crise para publicações que priorizam a qualidade da informação, contamos com a sua ajuda para continuar produzindo conteúdos independentes, livres de vieses políticos ou interesses comerciais.
Gosta do nosso trabalho? Seja um apoiador do Caos Planejado e nos ajude a levar este debate a um número ainda maior de pessoas e a promover cidades mais acessíveis, humanas, diversas e dinâmicas.
Quero apoiarSegundo pesquisa, a sinalização voltada a motociclistas não pode ser considerada a causa principal para a queda no número de acidentes na capital paulista.
O crescimento urbano do Rio de Janeiro proporcionou encontros, produtividade e novas ideias.
Quer saber se uma cidade está prosperando? Comece com uma ida ao banheiro.
Confira nossa conversa com o professor André Dias e a fundadora do projeto Mãos Invisíveis, Vanessa Lima, sobre os desafios para lidar com as pessoas em situação de rua no Brasil.
O controle que as organizações criminosas exercem sobre territórios informais no Brasil está ligado à configuração desses espaços e ao planejamento urbano.
O gradil foi instalado sem qualquer consulta pública, sem projeto técnico e interfere radicalmente no acesso e na visibilidade do local. Cercar é a representação máxima de uma visão de cidade excludente.
Com densidade e mistura de usos, Senáḵw é um empreendimento que pretende beneficiar povos nativos e ampliar o acesso à moradia com um modelo de financiamento que oferece lições importantes para as cidades.
Quando nossas intuições básicas e crenças populares sobre o mercado imobiliário estão equivocadas, não é possível encontrar soluções concretas.
São Paulo se tornou um exemplo internacional de captura de valor do solo para financiar o desenvolvimento urbano e a habitação acessível.
COMENTÁRIOS