Os Estados Unidos só têm uma cidade de verdade
Precisamos de mais algumas cidades de verdade. Como podemos consegui-las?
Confira nossa conversa com Germano Bremm e André Machado sobre o ano após a maior enchente da história de Porto Alegre.
28 de maio de 2025Para conversar sobre a enchente de 2024 em Porto Alegre e as ações realizadas até agora para a reconstrução e mitigação de novos eventos, recebemos Germano Bremm, Secretário Municipal do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade, e André Machado, diretor-geral do Departamento Municipal de Habitação da capital gaúcha.
Da pequena cidade de São Pedro do Butiá, no Rio Grande do Sul, Germano é hoje Secretário Municipal do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade e presidente dos Conselhos Municipais do Meio Ambiente e do Plano Diretor de Porto Alegre. Também é coordenador-geral do Escritório de Reconstrução e Adaptação Climática de Porto Alegre. É formado em Direito e pós-graduado em Direito Ambiental, Direito Público e Direito Imobiliário.
Nascido em Porto Alegre, André é diretor-geral do Departamento Municipal de Habitação da capital e suplente de vereador. Jornalista de formação, passou pelas rádios Gaúcha, Bandeirantes, Band News e Mix. Trabalhou ainda na Band TV e TVCom, além de assinar uma coluna no Metro Jornal. Foi também superintendente de Comunicação e Cultura da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul no ano de 2020 e professor do curso de Jornalismo da Unisinos.

Disponível também em:
Quer participar ao vivo das gravações do podcast e fazer perguntas para os convidados? Faça parte da nossa comunidade de apoiadores.
Reportagem: Porto Alegre vai iniciar construção de 2,2 mil moradias populares em 2025
Portal de Monitoramento da Plataforma de Reconstrução e Adaptação Climática de Porto Alegre
Reportagem: Famílias da Nova Brasília, em Porto Alegre, têm até segunda-feira para deixar imóveis
Programa Morar Melhor – Prefeitura de Porto Alegre
Somos um projeto sem fins lucrativos com o objetivo de trazer o debate qualificado sobre urbanismo e cidades para um público abrangente. Assim, acreditamos que todo conteúdo que produzimos deve ser gratuito e acessível para todos.
Em um momento de crise para publicações que priorizam a qualidade da informação, contamos com a sua ajuda para continuar produzindo conteúdos independentes, livres de vieses políticos ou interesses comerciais.
Gosta do nosso trabalho? Seja um apoiador do Caos Planejado e nos ajude a levar este debate a um número ainda maior de pessoas e a promover cidades mais acessíveis, humanas, diversas e dinâmicas.
Quero apoiarPrecisamos de mais algumas cidades de verdade. Como podemos consegui-las?
O holandês Aldo van Eyck levantou mais de 700 parques infantis enquanto esteve na gestão pública de Amsterdã. As intervenções eram simples e completamente integradas ao entorno.
Leia e assine o manifesto em defesa dos arquitetos(as) e urbanistas populares que atuam nas cidades brasileiras.
Helsinque, capital da Finlândia, recentemente alcançou um feito inédito: passar um ano inteiro sem registrar nenhuma morte no trânsito. O que podemos aprender com isso no Brasil?
Os governos municipais deveriam atuar como uma empresa que gerencia uma plataforma.
Confira nossa conversa com Carlos Leite e Fabiana Tock sobre as iniciativas de urbanismo social no Brasil e no mundo.
No livro “Cidade Suave”, o urbanista David Sim aponta quais são as características de cidades que promovem conforto e acolhimento no cotidiano de seus habitantes.
O Jardins, em São Paulo, se tornou símbolo de ineficiência urbana: maior acessibilidade a empregos da cidade, escassez de moradias, exportação de congestionamentos e bilhões em valor que poderiam ser capturados e reinvestidos — até mesmo em uma nova linha de metrô.
Hong Kong enfrenta hoje grandes desafios de acessibilidade habitacional, que são um resultado da forma como suas regulações foram estabelecidas.
COMENTÁRIOS