Prédios altos (nem sempre) significam maior densidade populacional
Densidade e verticalização são termos que frequentemente se confundem. Mas eles não são sinônimos.
Confira nossa conversa com o jornalista Raul Juste Lores sobre o debate urbanístico no Brasil nos últimos anos.
13 de março de 2025Recebemos o jornalista e autor do livro “São Paulo nas Alturas”, Raul Juste Lores, para conversar sobre o debate urbanístico no Brasil atualmente.
Nascido em Santos, Raul é autor do livro “São Paulo nas Alturas“, que teve a sua 2ª edição lançada em 2024 pela Companhia das Letras. É colunista do UOL e seu canal no YouTube, também chamado “São Paulo nas Alturas”, já superou a marca de 18,5 milhões de visualizações em três anos e meio de existência.
Raul já foi diretor da Veja SP, de 2018 a 2021, e correspondente em Pequim, Nova York e Washington pela Folha de S. Paulo. Também foi editor e correspondente da revista Veja em Buenos Aires e editor de Mercado e Economia na Folha de S. Paulo. Em 2012, recebeu um prêmio pela APCA (Associação Paulista dos Críticos de Arte) pela difusão da Arquitetura e do Urbanismo. Foi bolsista da fundação Eisenhower Fellowships, quando estudou Urbanismo e Inovação Digital nos Estados Unidos.

Disponível também em:
Quer participar ao vivo das gravações do podcast? Seja nosso apoiador premium.
YouTube: São Paulo nas Alturas
Somos um projeto sem fins lucrativos com o objetivo de trazer o debate qualificado sobre urbanismo e cidades para um público abrangente. Assim, acreditamos que todo conteúdo que produzimos deve ser gratuito e acessível para todos.
Em um momento de crise para publicações que priorizam a qualidade da informação, contamos com a sua ajuda para continuar produzindo conteúdos independentes, livres de vieses políticos ou interesses comerciais.
Gosta do nosso trabalho? Seja um apoiador do Caos Planejado e nos ajude a levar este debate a um número ainda maior de pessoas e a promover cidades mais acessíveis, humanas, diversas e dinâmicas.
Quero apoiarDensidade e verticalização são termos que frequentemente se confundem. Mas eles não são sinônimos.
A atual discussão sobre a Tarifa Zero — e sua tentativa de expansão nacional — une operadores e ativistas de forma inusitada. Mas os argumentos de ambos são questionáveis.
A estratégia da cidade de Loja, no Equador, gerou ganhos em mobilidade ativa, infraestrutura, mitigação de inundações e bem-estar emocional.
Confira a nossa conversa com o presidente da SP Urbanismo, Pedro Fernandes.
Com a implantação de uma taxa de congestionamento, Nova York se tornou mais um exemplo que teve resultados positivos após a medida. O que as cidades brasileiras podem aprender com isso?
Dados mostram que uma limitação da oferta de moradia está associada a maiores aumentos nos preços do aluguel em bairros de menor renda.
O aumento das temperaturas está colocando à prova a funcionalidade das cidades, da eficiência do transporte à produtividade do trabalho informal. O desenho urbano e as infraestruturas resilientes são fundamentais para que as metrópoles continuem habitáveis.
Conheça o projeto que quer introduzir habitações sociais integradas à cidade, no centro de Recife, por meio de locação social.
Nos anos 1990, diante de uma cidade em crise, o prefeito alcançou melhorias na vida urbana induzindo mudanças comportamentais nos cidadãos.
COMENTÁRIOS