Como uma cidade nos Andes se integrou à natureza – e se tornou mais saudável
A estratégia da cidade de Loja, no Equador, gerou ganhos em mobilidade ativa, infraestrutura, mitigação de inundações e bem-estar emocional.
Uma breve biografia em filme sobre Fred Kent oferece uma visão sobre a Criação de Lugares e por que ela é essencial
1 de fevereiro de 2024The Place Man é um documentário excelente e de fácil digestão sobre a história do Project for Public Spaces (PPS). Com apenas 19 minutos, The Place Man se concentra na carreira do fundador Fred Kent, que William H. Whyte contratou para trabalhar no seminal “Street Life Project”, que estudou e documentou como as pessoas usam os espaços públicos na cidade de Nova York a partir do início da década de 1970.
Esse projeto lançou a carreira de Kent na Criação de Lugares (Placemaking), que já dura mais de 50 anos. Fundou o PPS em 1975.
Para mim, as partes mais memoráveis de The Place Man são citações de uma entrevista recente de Kent, destilando o que ele aprendeu. “Se você quiser semear atividade em um lugar”, diz ele. “Você começa com sorvete.” Isso parece certo – e é assim que ele define placemaking. “Se a arquitetura é música congelada e o planejamento é composição, a criação de lugares é uma performance de rua improvisada.”
Leia mais: 6 séries para entender e amar cidades
Placemaking, diz ele, “é a ideia mais básica das pessoas neste planeta, ajudando a tornar a sua comunidade e as suas vidas melhores”. O próximo passo para o placemaking é uma “transformação global”, argumenta ele.
“As cidades têm que renascer. Elas falharam em muitos níveis. E não apenas nas cidades, mas ainda mais nos subúrbios. E por isso precisamos realmente de uma transformação global, e se essa transformação for feita em torno dos lugares e da criação de lugares, salvará o planeta.”
Veja o documentário abaixo. É uma maneira de passar um terço de hora que vale a pena.
Artigo publicado originalmente em Public Square, em janeiro de 2024.
Somos um projeto sem fins lucrativos com o objetivo de trazer o debate qualificado sobre urbanismo e cidades para um público abrangente. Assim, acreditamos que todo conteúdo que produzimos deve ser gratuito e acessível para todos.
Em um momento de crise para publicações que priorizam a qualidade da informação, contamos com a sua ajuda para continuar produzindo conteúdos independentes, livres de vieses políticos ou interesses comerciais.
Gosta do nosso trabalho? Seja um apoiador do Caos Planejado e nos ajude a levar este debate a um número ainda maior de pessoas e a promover cidades mais acessíveis, humanas, diversas e dinâmicas.
Quero apoiarA estratégia da cidade de Loja, no Equador, gerou ganhos em mobilidade ativa, infraestrutura, mitigação de inundações e bem-estar emocional.
Confira a nossa conversa com o presidente da SP Urbanismo, Pedro Fernandes.
Com a implantação de uma taxa de congestionamento, Nova York se tornou mais um exemplo que teve resultados positivos após a medida. O que as cidades brasileiras podem aprender com isso?
Dados mostram que uma limitação da oferta de moradia está associada a maiores aumentos nos preços do aluguel em bairros de menor renda.
O aumento das temperaturas está colocando à prova a funcionalidade das cidades, da eficiência do transporte à produtividade do trabalho informal. O desenho urbano e as infraestruturas resilientes são fundamentais para que as metrópoles continuem habitáveis.
Conheça o projeto que quer introduzir habitações sociais integradas à cidade, no centro de Recife, por meio de locação social.
Nos anos 1990, diante de uma cidade em crise, o prefeito alcançou melhorias na vida urbana induzindo mudanças comportamentais nos cidadãos.
O planejamento urbano brasileiro está mais preocupado em tentar "projetar" lotes privados do que em cuidar do espaço público e da infraestrutura.
Enquanto o planejamento urbano e o orçamento municipal continuam priorizando o automóvel, os pedestres e ciclistas são prejudicados.
COMENTÁRIOS