Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em
nosso site e personalizar o conteúdo. Saiba mais em Política de
privacidade e conduta.
Para conversar sobre a Tarifa Zero e suas implicações, recebemos o engenheiro e especialista em transportes, Luis Afonso Senna.
Luis Afonso Senna
Nascido em Porto Alegre, Senna é formado em Eng. Civil pela UFRGS, é mestre em transportes pela COPPE da UFRJ, PHD em transportes pela universidade de Leeds, na Inglaterra e pós-doutor pela universidade de Oxford.
Em uma carreira extensa na área de transportes, foi professor de Engenharia da UFRGS, consultor do Banco Mundial, diretor da ANTT, secretário de mobilidade urbana de Porto Alegre e presidente da EPTC, empresa pública de transporte e circulação de Porto Alegre.
Possui inúmeros artigos em conferências, congressos, jornais e revistas científicas em nível nacional e internacional. Atualmente trabalha como consultor de empresas privadas e de instituições públicas nas três esferas de governo no Brasil e exterior.
Sua ajuda é importante para nossas cidades. Seja um apoiador do Caos Planejado.
Somos um projeto sem fins lucrativos com o objetivo de trazer o debate qualificado sobre
urbanismo e cidades para um público abrangente. Assim, acreditamos que todo conteúdo que
produzimos deve ser gratuito e acessível para todos.
Em um momento de crise para publicações que priorizam a qualidade da informação, contamos com
a sua ajuda para continuar produzindo conteúdos independentes, livres de vieses políticos ou
interesses comerciais.
Gosta do nosso trabalho? Seja um apoiador do Caos Planejado e nos ajude a levar este debate a
um número ainda maior de pessoas e a promover cidades mais acessíveis, humanas, diversas e
dinâmicas.
O holandês Aldo van Eyck levantou mais de 700 parques infantis enquanto esteve na gestão pública de Amsterdã. As intervenções eram simples e completamente integradas ao entorno.
Helsinque, capital da Finlândia, recentemente alcançou um feito inédito: passar um ano inteiro sem registrar nenhuma morte no trânsito. O que podemos aprender com isso no Brasil?
No livro “Cidade Suave”, o urbanista David Sim aponta quais são as características de cidades que promovem conforto e acolhimento no cotidiano de seus habitantes.
O Jardins, em São Paulo, se tornou símbolo de ineficiência urbana: maior acessibilidade a empregos da cidade, escassez de moradias, exportação de congestionamentos e bilhões em valor que poderiam ser capturados e reinvestidos — até mesmo em uma nova linha de metrô.
Em Dakar, há pouca regulação sobre os lotes privados, e os espaços públicos também não recebem a devida atenção. Quais são as consequências dessa ausência do poder público na prática?
COMENTÁRIOS