PPP Morar no Centro: um divisor de águas para a política pública urbana no Brasil?
Conheça o projeto que quer introduzir habitações sociais integradas à cidade, no centro de Recife, por meio de locação social.
Não perca nosso episódio com Yuri Gama, doutorando em História Latino-Americana.
20 de setembro de 2023Neste episódio, recebemos o especialista Yuri Gama, onde mergulhamos na formação das cidades brasileiras, desfazendo mitos sobre seu desenvolvimento. Exploramos a história da habitação no nordeste, incluindo os mocambos no Recife e o impacto do modernismo nas políticas públicas. Uma jornada pelas raízes urbanas!
Do Rio de Janeiro, Yuri é doutorando em História Latino-Americana, Coordenador de Estágios, Instrutor e Historiador Público na University of Massachusetts Amherst nos Estados Unidos. Fez graduação em Ciências Sociais na UFSC e mestrado em Liberal Studies no Rollins College na Flórida, Estados Unidos. Atualmente no doutorado, Yuri pesquisa e ensina as origens e os desenvolvimentos locais, nacionais e transnacionais da habitação social e do planejamento urbano no nordeste brasileiro à luz de processos de urbanização na América Latina entre 1890 e 1990.”
Quer participar ao vivo das gravações do podcast? Seja nosso apoiador premium.
Tempos do Recife: representações culturais e configurações urbanas (Scielo)
Yuri Gama: a história da habitação no Nordeste brasileiro (Urban Studies)
Somos um projeto sem fins lucrativos com o objetivo de trazer o debate qualificado sobre urbanismo e cidades para um público abrangente. Assim, acreditamos que todo conteúdo que produzimos deve ser gratuito e acessível para todos.
Em um momento de crise para publicações que priorizam a qualidade da informação, contamos com a sua ajuda para continuar produzindo conteúdos independentes, livres de vieses políticos ou interesses comerciais.
Gosta do nosso trabalho? Seja um apoiador do Caos Planejado e nos ajude a levar este debate a um número ainda maior de pessoas e a promover cidades mais acessíveis, humanas, diversas e dinâmicas.
Quero apoiarConheça o projeto que quer introduzir habitações sociais integradas à cidade, no centro de Recife, por meio de locação social.
Nos anos 1990, diante de uma cidade em crise, o prefeito alcançou melhorias na vida urbana induzindo mudanças comportamentais nos cidadãos.
O planejamento urbano brasileiro está mais preocupado em tentar "projetar" lotes privados do que em cuidar do espaço público e da infraestrutura.
Enquanto o planejamento urbano e o orçamento municipal continuam priorizando o automóvel, os pedestres e ciclistas são prejudicados.
O espraiamento das cidades brasileiras tem gerado altos custos. Os dados revelam que estamos construindo cidades para carros, não para pessoas.
Confira a nossa conversa com a arquiteta e urbanista Renata Falzoni sobre a luta em defesa dos ciclistas nas cidades brasileiras.
Onde os eventos climáticos extremos encontram vulnerabilidades preexistentes, como reprojetar territórios que nunca foram projetados?
Enquanto continuarmos planejando cidades de forma desconectada de seus sistemas naturais, seguiremos surpreendidos por enchentes esperadas e perdas evitáveis.
A manutenção privada gera uma noção equivocada do que significa espaço público, gerando ambiguidade da propriedade.
COMENTÁRIOS