Repensando a idade mínima para dirigir
Se os condutores jovens são os que mais causam acidentes e os mais aptos a usar outros tipos de transporte, quais poderiam ser os efeitos de um aumento da idade mínima para dirigir?
Confira nossa conversa com Camila Jordan, diretora e antiga CEO da TETO Brasil, sobre a atuação da organização na promoção de moradia digna.
13 de agosto de 2025Para conversar sobre o trabalho da TETO, que atua na produção de moradias emergenciais em áreas precárias, e a política habitacional no Brasil, conversamos com Camila Jordan, atual Diretora de Relações Institucionais e Incidência na organização.
Moradora de São Paulo, depois de morar em 6 cidades no Brasil e em outros países, Camila é urbanista e ativista, especializada em mudanças sistêmicas para garantir o direito à moradia em assentamentos populares. Foi CEO da TETO Brasil por cinco anos e atualmente é Diretora de Relações Institucionais e Incidência, liderando esforços para colocar a emergência habitacional na agenda pública. É Mestre em Administração Pública pela Universidade de Columbia e graduada em Engenharia Ambiental pela Universidade Nova de Lisboa. Já trabalhou com inovação em políticas habitacionais em Nova York e foi reconhecida pela Bloomberg Línea como uma das 500 pessoas mais influentes da América Latina em 2022 e 2023.
Disponível também em:
Quer participar ao vivo das gravações do podcast e fazer perguntas para os convidados? Faça parte da nossa comunidade de apoiadores.
Artigo: Soluções transitórias para o desafio habitacional brasileiro
Plataforma de dados: Mapa de Direitos
Somos um projeto sem fins lucrativos com o objetivo de trazer o debate qualificado sobre urbanismo e cidades para um público abrangente. Assim, acreditamos que todo conteúdo que produzimos deve ser gratuito e acessível para todos.
Em um momento de crise para publicações que priorizam a qualidade da informação, contamos com a sua ajuda para continuar produzindo conteúdos independentes, livres de vieses políticos ou interesses comerciais.
Gosta do nosso trabalho? Seja um apoiador do Caos Planejado e nos ajude a levar este debate a um número ainda maior de pessoas e a promover cidades mais acessíveis, humanas, diversas e dinâmicas.
Quero apoiarSe os condutores jovens são os que mais causam acidentes e os mais aptos a usar outros tipos de transporte, quais poderiam ser os efeitos de um aumento da idade mínima para dirigir?
Entenda quais são as soluções de planejamento, governança, parcerias e implementação técnica de projetos que fazem da Holanda uma referência em adaptação climática.
A pesquisa do Instituto Corrida Amiga revela vários desafios e falhas nos tempos para a travessia de pedestres nas cidades, que são, muitas vezes, insuficientes.
Adis Abeba, capital da Etiópia, tenta transformar sua mobilidade urbana por meio do desenvolvimento de corredores de transporte, incentivando o andar a pé, a bicicleta e o transporte coletivo.
Confira nossa conversa com Osmar Lima sobre os desafios da gestão do patrimônio de imóveis públicos no Brasil.
Após o mês do movimento de conscientização para a redução de acidentes de trânsito, precisamos refletir sobre como temos lidado com esse problema.
Em seu desenvolvimento urbano, Manaus virou as costas para suas águas. Isso se tornou um problema para o seu presente e o seu futuro.
O planejamento urbano no Brasil tem seguido caminhos equivocados há décadas. Nós acreditamos que isso precisa mudar.
"Idealmente, um Plano Diretor teria objetivos quantificáveis. Como é que vamos passar 10 anos e não saber se o Plano Diretor atingiu o seu resultado?"
COMENTÁRIOS