A importância da educação além dos muros 

1 de março de 2024

“A educação verdadeira acontece para além dos muros da escola, na interação com o mundo e na prática da cidadania.” – Paulo Freire 

A educação além dos muros possibilita o desenvolvimento de habilidades como pensamento crítico, resolução de problemas, empatia e promoção da inclusão social, questões frequentemente discutidas na “Avenues The World School”, com o objetivo de criar um ensino que avance as linhas do conhecimento teórico e alcance também a parte prática. 

A exemplo disso, pode-se considerar um conjunto de ações que a escola tem realizado em parceria com o Instituto Fazendinhando, da qual os estudantes participam de maneira voluntária nos projetos de reforma em moradias precárias, com doações de materiais e ferramentas, além do envolvimento dos professores e estudantes no processo de pintura, impermeabilização, reboco entre outras atividades. 

Desde cedo, é importante o engajamento da escola nessas iniciativas para a compreensão dos alunos de forma tangível as realidades enfrentadas por muitas pessoas em suas comunidades. Participar das reformas em moradias precárias não apenas expõe os alunos à diversidade de situações socioeconômicas, mas também os desafia a encontrar soluções criativas para os problemas existentes.

Eles aprendem que o ensino vai além dos muros da sala de aula, estendendo-se para as necessidades reais das pessoas e desenvolvem um entendimento mais profundo das desigualdades sociais e das injustiças que permeiam a sociedade, como também fortalece o vínculo entre educação e ações concretas de transformação social. 

Ademais dessas práticas, no final de 2023, o colégio que já realiza atividades com um grupo de mulheres da favela do Jardim Panorama, seus vizinhos, também inaugurou um ponto de ônibus com biblioteca para as mães e crianças que antes não tinham um mobiliário urbano e/ou espaço definido para a espera segura do transporte escolar.

O projeto ganhou força com o envolvimento direto de um pequeno grupo de estudantes, guiado por seus professores e com o apoio lindo de seus familiares nas doações para a execução da proposta, que hoje causa impacto em todo o território.

*Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Caos Planejado.

Compartilhar:

Arquiteta e ativista urbana, pós graduada em urbanismo social e habitação e cidade, mestre em Projeto, Produção e Gestão do Espaço Urbano, Doutoranda em Arquitetura e Urbanismo, atua com a gestão de projetos e ações sociais em territórios periféricos no Instituto Fazendinhando.
VER MAIS COLUNAS